Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2020

BRINCAR É COISA SÉRIA

O brincar é uma atividade que ajuda na estruturação, formação, interação, socialização e habilidades psicomotoras, objetivas, afetivas, sociais, físicas e emocionais.  Através da brincadeira as crianças expressam suas vontades e necessidades.  O brincar é a linguagem central e própria da criança, traz o ideal de "realidade infantil", problemas que surgem na manipulação dos brinquedos, jogos e etc, fazem as crianças crescerem através da procura de soluções e alternativas.  Alguns benefícios da brincadeira: incentiva na socialização; fortalece vínculos; elimina tédio; ajuda a criança na administração de suas decepções e enfrentamento de diversidades; promove criatividade; estabelece limites; desenvolve atenção e raciocínio lógico; autonomia; contribui na formação de um cidadão crítico e consciente; estimula imaginário; testa habilidades físicas; ajuda no desenvolvimento de emoções  da coordenação motora grossa e fina e etc. 

Aleitamento Materno

O aleitamento materno  É importante tanto para o bebê quanto para a mãe, fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho, deve ser um momento prazeroso. O leite materno é a principal fonte de nutrição dos recém-nascidos o movimento de sucção da mama ajuda em todo o desenvolvimento crânio facial do bebê. O fonoaudiólogo atua com a avaliação do padrão de sucção do neonato, identificando a ação muscular desempenhada pelas estruturas orofaciais durante a extração do leite em seio materno.  Curiosidades  - A sucção é uma atividade que prepara a fala e previne problemas fonoaudiológicos!  - Criança que mama no peito tem melhor desenvolvimento na escola! - Mamar no peito ajuda a criança a ter dentes bem posicionados e auxilia nos músculos da mastigação e deglutição! - A amamentação previne infecções no ouvido! - A amamentação direciona ao local correto da respiração ou seja que é pelo nariz! 

FONOAUDIOLOGIA É INCLUSÃO

 

Aquisição dos sons de fala

Os primeiros anos de vida são os mais importantes para o desenvolvimento da linguagem. A família é o primeiro contato da criança com sociedade e linguagem, ela vai oferecer o modelo e por meio de imitação a criança vai se basear e tentar reproduzir os mesmos sons, quanto mais exposição a linguagem e conversação mais essa imitação vai se aperfeiçoando, a qualidade da conversa e interação da família com a criança vai contribuir muito no desenvolvimento da linguagem e também de noções do comportamento, preparando a criança para as demais interações sociais que estão por vir.   Quando não a aquisição dos fonemas na idade correta requer uma devida atenção da família, direcionando para o profissional adequado que nesse caso é o fonoaudiólogo!