Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2020

SUA VOZ, SUA INDENTIDADE

Sua voz é única, é sua marca registrada, como se fosse uma digital. O som é gerado nas pregas vocais, segue pela região entre a laringe e a cavidade nasal e o seu timbre dependerá muito da anatomia desta região.   A voz é gerada a partir de um som puro fundamental (o som mais grave) que virá acompanhado de vários outros sons (frequências múltiplas) com intensidades e duração diferentes do som gerado por outras pessoas, só você gera uma série harmônica com estas intensidades e duração, assim, ela terá este timbre peculiar que sua família e seus amigos o identificam quando você fala, canta ou quando atende o telefone é reconhecido rapidamente.

DESVIO FONOLÓGICO

  Desvio Fonológico    Quando a criança apresenta uma desorganização, inadaptação ou anormalidade no sistema fonológico em relação ao sistema padrão de fala, ela tem um Desvio Fonológico. O desvio não vem de alterações físicas, neurológicas ou articulatórias, é um transtorno especifico no desenvolvimento. Cada partícula sonora (fonemas) é estudada pela fonologia, eles formam o significado das palavras, quando a criança apresenta Desvio Fonológico, ela troca, omite e/ou substitui fonemas em sua emissão causando assim uma incompreensão de fala para o ouvinte. Após a detecção do Desvio Fonológico deve haver prontidão na atenção ao caso, pois o não tratamento pode refletir em prejuízos de curto, médio e longo prazo, na vida escolar e no meio onde a criança está inserida. Os obstáculos de crianças com desvio fonológico podem se centralizar nas habilidades fonológicas e no processamento dessas informações, que é consideravelmente importante e necessária para estrutura sonora das palavras.

DISFEMIA/GAGUEIRA

       Já ouviu falar de disfemia ou gagueira ?  Disfemia é o termo mais adequado para gaguei ra, que é um distúrbio neurobiológico que afeta estruturas pré-motoras da linguagem que afeta o ritmo fala, levando o individuo a repetir silabas ou palavras. Pode vir acompanhado por tensões, reações negativas, comportamentos secundários, evitar usar sons, palavras ou situações de fala.   O tratamento é altamente individualizado e baseado em uma avaliação completa da fluência de fala, fatores de linguagem, componentes emocionais, atitudinais e impacto na vida.  O profissional habilitado a intervir em casos de disfemia é o fonoaudiologo  é importante procurar um fonoaudiólogo a fim de ver o melhor tratamento disponível. Um acompanhamento multidisciplinar, com um   psicólogo, é extremamente efetivo no tratamento da gagueira no que se refere à dificuldades de  autoestima , autoimagem e ansiedade.