Pular para o conteúdo principal

Autismo ou Hiperatividade

 




Mas será que é Autismo ou Hiperatividade? Pode ser os dois?
Você sabia que diferentes transtornos do desenvolvimento podem estar juntos?

Essas duas condições afetam o desenvolvimento neurológico na infância, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), cerca de 70% das pessoas com autismo podem ter um distúrbio mental associado, o que é conhecido na linguagem médica como “comorbidade”.

O autismo é caracterizado por dois atributos: a dificuldade na interação social e na comunicação e a presença de comportamentos restritos e repetitivos. Já na hiperatividade, os traços principais são níveis excessivos de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade.

o Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta várias camadas (por isso o espectro) em que torna impossível a comparação de um indivíduo com o outro. Cada um apresenta uma determinada característica. Dentre essas variações, destaca-se a hiperatividade no autismo.

Ou seja, a criança com autismo possui dificuldade de interagir com outros por ter uma maneira diferente de entender o mundo, enquanto quem tem TDAH costuma ser descrito como um indivíduo que vive com a cabeça nas nuvens, o que também prejudica as suas relações sociais. A presença da hiperatividade, ou seja, da inquietude e excessiva de uma criança que têm autismo faz com que haja grandes prejuízos nos processos de observação e na avaliação da criança com possível autismo, para que se feche um diagnóstico. A criança inquieta agitada passa a ter muito menos capacidade de interação social e contato visual. 

A presença de hiperatividade numa criança com possível autismo faz com que atrase o diagnóstico concreto do autismo, como também as medidas terapêuticas, fazendo com que não haja engajamento da criança com o profissional, obtendo menos resultados. E quando essa criança vai à escola? uma criança com autismo e hiperatividade vai ter menos capacidade de memorização e muita dificuldade nas situações escolares a qual vai está exposta.

Por isso se faz importante o diagnóstico precoce e acompanhamento com o médico especialista e o atendimento multiprofissional!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aquisição dos sons de fala

Os primeiros anos de vida são os mais importantes para o desenvolvimento da linguagem. A família é o primeiro contato da criança com sociedade e linguagem, ela vai oferecer o modelo e por meio de imitação a criança vai se basear e tentar reproduzir os mesmos sons, quanto mais exposição a linguagem e conversação mais essa imitação vai se aperfeiçoando, a qualidade da conversa e interação da família com a criança vai contribuir muito no desenvolvimento da linguagem e também de noções do comportamento, preparando a criança para as demais interações sociais que estão por vir.   Quando não a aquisição dos fonemas na idade correta requer uma devida atenção da família, direcionando para o profissional adequado que nesse caso é o fonoaudiólogo!

SUA VOZ, SUA INDENTIDADE

Sua voz é única, é sua marca registrada, como se fosse uma digital. O som é gerado nas pregas vocais, segue pela região entre a laringe e a cavidade nasal e o seu timbre dependerá muito da anatomia desta região.   A voz é gerada a partir de um som puro fundamental (o som mais grave) que virá acompanhado de vários outros sons (frequências múltiplas) com intensidades e duração diferentes do som gerado por outras pessoas, só você gera uma série harmônica com estas intensidades e duração, assim, ela terá este timbre peculiar que sua família e seus amigos o identificam quando você fala, canta ou quando atende o telefone é reconhecido rapidamente.