O que é Autismo?
É um dos transtorno de desenvolvimento, ele prejudica a capacidade de se comunicar e interagir. Também chamado de TEA (Transtorno do Espectro Autismo) porque envolve situações e apresentações muito diferentes umas das outras, numa gradação que vai da mais leves à mais grave.
Tem cura?
Por não se tratar de uma doença, o autismo não tem cura. No entanto, existem intervenções que podem ajudar em questões específicas como a reabilitação intelectual ou um melhor desenvolvimento de questões de linguagem.
E quanto ao Tratamento?
O tratamento do autismo, apesar de não curar esta síndrome, é capaz de melhorar a comunicação, a concentração e diminuir os movimentos repetitivos, melhorando assim a qualidade de vida do próprio autista e também da sua família.
Para um tratamento eficaz, é indicado que seja feito com uma equipe composta por médico, fisioterapeuta, psicoterapeuta, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo, que indicam terapias específicas para cada paciente, e muitas vezes devem ser feitas por toda vida. Além disso, existem novidades sobre cuidados com a alimentação e atividades como musicoterapia, que podem contribuir muito para a melhora dos sintomas.
Características Comum (Sinais)
- Em bebês: não sorri em resposta ao sorriso dos pais, não sustenta contato visual com os pais, não demonstra interesse por objetos, não ergue os braços quando os pais vão pega-lo, não fica ansioso quando os pais se ausentam, não gosta de ser ninado no colo e prefere dormir sozinho no berço.
- Antes dos 3 anos: pouco contato visual, ausência ou pouco balbucio, ausência de gestos sociais, pouco interesse pelo colo da mãe, muita agitação, demora para aprender andar ou falar, não respondem quando chama o seu nome, tapa os ouvidos quando ouve barulhos, faz movimentos repetitivos com o corpo ou braços, não demonstra interesse por outras crianças, não brinca de faz-de-conta como fingir que está falando ao telefone ou cuidando de boneca.
O diagnostico precoce é muito valido para que haja resultados mais rápidos e menos impacto no desenvolvimento.
O.B.S: O autismo não é um transtorno único, mas sim um espectro de transtornos que podem variar em intensidade e em características, a depender de cada indivíduo.
Comentários
Postar um comentário